Moderna ensina de forma prática e didática a como lidar com a norma RDC 59
28/05/2012

A criação da BioCath, em 26 de maio de 2000, foi para dar suporte aos negócios de eletrofisiologia em parceria com grandes empresas fabricantes do setor de saúde. Somente após alguns meses da abertura oficial, e de algumas negociações em abril de 2004, fechou-se um contrato de exclusividade com a Medtronic, multinacional americana.  os funcionários e representantes são treinados e orientados a seguir os processos internos regidos pela RDC 59, legislação que baliza as atividades sob o risco de perda a autorização para a distribuição ocorrendo visitas periódicas de fiscalização e vistoria em todos os setores pela VISA municipal.  

Ao longo do tempo, a empresa vem crescendo acima das expectativas e, com novos projetos, os quais farão com que a BioCath continue entre as líderes do mercado, tornando-se referência quando o assunto é o gerenciamento do ritmo do coração.  

Para continuar como referência no mercado, Diogo Duarte, responsável técnico e gerente de qualidade da BioCath, explica que é preciso investir em treinamentos e reciclagem de conteúdo. “Para desenharmos esse cenário, a diretoria nos indicou a Moderna Centro de Treinamentos e Formação Profissional. Alguns funcionários antigos já haviam feito o curso. As aulas foram ótimas e notamos que o professor Rodrigo Sousa possui uma didática fantástica, sabe transmitir seu conhecimento com exemplos lógicos e de maneira clara. Outro ponto favorável é que ele consegue prender a atenção da turma, e com certeza isto conta muito, porque lidar com RDC e normas é um processo desgastante”, destaca.  

Apesar de ter sete anos atuando na área da qualidade, trabalhar com produtos médicos era algo novo para Diogo. “Procurei um profissional que pudesse me atualizar através de uma troca de informações, mas confesso que nada melhor do que um curso com um instrutor com anos de experiência na área”, revela.

A BioCath é uma empresa que zela pelo melhoramento contínuo de seus colaboradores.  “Dessa maneira, selecionamos pessoas que podem vir a crescer e auxiliar no processo de certificação que iremos iniciar este ano, e como já tinha feito dois cursos com a Moderna, optei em participar de mais esse módulo in company, porque todo o conteúdo vem acrescentando muito para mim”, explica Diogo.  

A visão que o técnico e gerente de qualidade da BioCath havia construído era pouco criteriosa em relação a produtos médicos. “Venho da indústria farmacêutica, onde os processos eram muito rigorosos e, ao estudar sozinho a RDC 59, notei que não tinha tantos critérios e tanto controle a indústria farmacêutica, porém quando realizei o curso de Auditoria verifiquei que deveria mudar um pouco desta minha mentalidade, buscando aprimorar nossos processos internos. No curso seguinte de gerente de qualidade da RDC 59, comecei a buscar indicadores para saber especificamente onde atuar dentro da empresa, principalmente no Sistema de Atendimento ao Cliente Interno e Externo”, conclui.



Fonte desta notícia VER MAIS NOTÍCIAS